domingo, 1 de outubro de 2017

Consulta pública discute criação do Parque Natural Municipal Balneário Atalaia

SOS ATALAIA! Face às agressões ambientais, Balneário Atalaia começa a dar sinais de que está morrendo



Uma consulta pública discutiu, na noite do último sábado (30), a criação da Unidade de Conservação denominada Parque Natural Municipal Balneário Atalaia, abrangendo toda a micro bacia do córrego Sumidouro, a menos de 10 quilômetros da cidade de Santa Filomena, no extremo oeste do Piauí.

O encontro, realizado na Escola Municipal Primavera e promovido pela Prefeitura de Santa Filomena, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, teve por base o disposto no artigo 22 da Lei Nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), bem como o artigo 5º do Decreto Nº 4.340/2002, de 22 de Agosto de 2002, que regulamenta artigos da Lei N°. 9.985, de 18 de julho de 2000.

Consulta pública sobre a criação do Parque Municipal Balneário Atalaia, na Escola Municipal Primavera
Muitas pessoas da comunidade compareceram ao ato, que foi aberto pelo prefeito de Santa Filomena, Dr. Carlos Braga, ao lado da primeira dama Geni Helane, do vice-prefeito Almérico Alencar e dos secretários municipais José Carlos, José Lopes, Pablo Avelino, Reginaldo Pires (Régis) e Tony Santos.

Em cinco anos, de 2012 a 2017, é visível a redução da vazão do Riacho Sumidouro, no Balneário Atalaia
Também estiveram presentes à consulta pública os vereadores José de Alencar, Antonio de Laura, Cristóvão Dias e Iranete Pereira Cavalcante.

O ato, mediado pelo diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Valtan Dias Lopes, teve como palestrantes os técnicos Alba Cordeiro e Adalberto Chaves Rodrigues, da ONG Rede de Sementes do Cerrado.

Técnicos da ONG Rede de Sementes em trabalho de campo durante o diagnóstico ambiental, no Sumidouro
PRÓXIMA ETAPA – A proposta de criação do Parque Natural Municipal Balneário Atalaia, com área total de 6.289 hectares, será agora analisada pelo prefeito Carlos Braga. Caso esteja de acordo com o projeto idealizado por Adalberto Chaves Rodrigues, o chefe do executivo municipal determinará - por meio de DECRETO - a instituição da Unidade de Conservação, na categoria sugerida e que a bacia do Riacho Sumidouro, onde está situado o Balneário Atalaia, se transforme em uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), conforme diagnóstico ambiental elaborado pela equipe técnica das ONG's Rede de Sementes do Cerrado e Fundação O Boticário.

O prefeito municipal de Santa Filomena, Dr. Carlos Augusto de Araújo Braga, tem a prerrogativa de criar o Parque sem o aval da Câmara de Vereadores.

IMAGENS DO BALNEÁRIO ATALAIA, UM "PARAÍSO" SOB AMEAÇAS:











2 comentários:

  1. Muito legal essa iniciativa da criação do parque ligar muito bonito!

    ResponderExcluir
  2. Vc sabe se esta unidade foi criada?
    Seria interessante divulgar o resultado aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir