quinta-feira, 15 de junho de 2017

Governador autoriza o funcionamento da Universidade Aberta em Santa Filomena

Governador W. Dias autorizou, ao lado do prefeito Carlos Braga, o 1º vestibular da UAPI de Santa Filomena



O governador Wellington Dias lançou ontem, quarta-feira (14), o EDITAL do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí - UAPI, com 3 mil vagas.

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, com a presença da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, do reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes, do coordenador do programa de Mediação Tecnológica, Mário Angelo, e de vários gestores piauienses, inclusive o prefeito de Santa Filomena, Dr. Carlos Braga (PP).

Segundo o Dr. Carlos Braga, a UAPI - Universidade Aberta do Piauí, Pólo de Santa Filomena, começará a funcionar com o curso de Bacharelado em Administração. “Serão 50 vagas e o vestibular ocorrerá no dia 6 de agosto. Haverá outro vestibular em dezembro, com vagas para outros cursos na UAPI de Santa Filomena”, informa o prefeito Carlos Augusto de Araújo Braga.

A sede da Universidade Aberta de Santa Filomena foi construída há 8 anos, anexa à U. E. Delfina S. Queiroz
As instalações da Universidade Aberta de Santa Filomena foram concluídas há 8 anos. Apesar do atraso, será de suma importância para a cidade, haja vista que muitos jovens param de estudar quando concluem o Ensino Médio.

Localizado na Av. Santo Antonio, anexo à Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz, o prédio foi financiado pelo Governo do Piauí/Banco Mundial, por meio do Convênio Nº 415/2009, com recursos da ordem de R$ 89.388,84 (Oitenta e Nove Mil, Trezentos e Oitenta e Oito Reais e Oitenta e Quatro Centavos), sendo R$ 8.839,78 (Oito Mil, Oitocentos e Trinta e Nove Reais e Setenta e Oito Centavos) a título de contrapartida da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povoado Brejo das Ovelhas (ADCPBO).

E possui toda a infraestrutura física exigida, como salas específicas para: Coordenação do Pólo, Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Tutores, Aula Presencial Típica, Vídeo Conferência e, sobretudo, Laboratório de Informática.

O sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Santa Filomena deverá ser instalado na Av. Santo Antonio



As inscrições para o vestibular vão de 26 de junho a 07 de julho. Já as provas serão realizadas no dia 06 de agosto. O reitor da UESPI disse que será ofertado só o curso de Administração face à demanda no interior do Piauí.

"Apesar da crise, a empregabilidade está com o pequeno negócio que, muitas vezes, tem vida curta devido a falta de expertise na administração. O curso vai ajudar as empresas a terem maior tempo de vida e aumentar os empregos", disse Nouga Cardoso, reitor da Universidade Estadual do Piauí. 

CRONOGRAMA DO VESTIBULAR DA UAPI, DO EDITAL AO RESULTADO FINAL:

A secretária de Educação,  deputada federal licenciada Rejane Dias (PT), informou que o vestibular será ofertado para 60 municípios e o projeto do Governo do Piauí é trabalhar para a universalização do Ensino Superior. 

A UESPI fará a parte acadêmica, selecionando professores e estudantes e confeccionando material didático. A SEDUC/PI vai oferecer a infraestrutura e a FAPEPI participa do projeto com o pagamento de bolsa para os professores.

O curso de Administração será realizado por mediação tecnológica, assim como acontece na UESPI e na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Um comentário: