sábado, 29 de abril de 2017

Santa Filomena também se manifestou contra as reformas do presidente Michel Temer

Santa Filomena levou mais de 400 pessoas às ruas para manifestar contra as reformas do presidente Temer


Assim como outras cidades, no dia 28 de Abril a pequena Santa Filomena, no extremo oeste do Piauí, a 910 km de Teresina, entrou para a história como uma comunidade ativa, que tem coragem de reivindicar seus direitos.

O protesto, animado pelo professor Pedro Eimard Maia de Sousa, contou com cerca de 400 participantes, a grande maioria jovens estudantes das escolas municipais e estaduais. E teve ainda a presença de professores, cidadãos comuns, políticos, lideranças religiosas e sindicalistas (STTR e SINTE-PI).

Durante mais de duas horas, das 16h00 às 18h40, centenas de pessoas se concentraram e caminharam pelas ruas de Santa Filomena, gritando NÃO à Reforma Trabalhista, que já foi aprovada na Câmara, inclusive com o voto de 9 dos 10 deputados piauienses (apenas Assis Carvalho/PT votou contra).

Chegada de centenas de manifestantes à Praça da Beira-Rio de Santa Filomena, onde ocorreu o Ato Público
Igualmente, o movimento, suprapartidário, se posicionou contrário à Reforma da Previdência proposta pelo presidente Michel Temer. “Essas reformas estão tirando nossos direitos, conseguidos desde 1943. Vamos guardar o nome dos deputados e senadores do Piauí que estão votando contra os nossos interesses. No próximo ano eles estarão aqui pedindo nosso voto, aí é hora da gente dar o troco, não votando em nenhum deles”, afirmou Antonio Alves de Carvalho, o Antonio de Durvalina, presidente do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Santa Filomena.

“Se aprovada essa Reforma Trabalhista do Temer, teremos que trabalhar 48 horas semanais, 12 horas por dia, com apenas 30 minutos de intervalo para o almoço. Vamos ter que dividir as férias em três períodos. Não aceitamos a fragilização dos nossos direitos. Não aceitamos o fim da CLT”, explicou a senhora Sandra Marília, representante do SINTE-PI (Sindicado dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Piauí) em Corrente.

Na mesma linha, indignados com as “reformas” do Temer, falaram o professor Saulo Nogueira, a vereadora Iranete Pereira (PV) e o Padre Isaias, que leu parte do manifesto da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Estudantes, cidadãos comuns, políticos e lideranças sindicais fizeram Ato Público no cais do Rio Parnaíba
O ato público, contra as reformas ‘Trabalhista’ e da ‘Previdência Social’, aconteceu no Cais do Rio Parnaíba e recebeu o apoio de dezenas de moradores da vizinha cidade de Alto Parnaíba (MA), que estavam do outro lado do Velho Monge, a pouco mais de 100 metros de distância.

Depois do protesto de Santa Filomena, com 400 pessoas (mais da metade das 700 pessoas que protestaram em Picos, a terceira maior cidade do Piauí), fica o alerta do povo filomenense aos senhores deputados federais e senadores: quem votar a favor do presidente Temer, e contra os interesses da maioria da população brasileira, tanto na reforma Trabalhista quanto na da Previdência Social, não peça mais votos em Santa Filomena. Acabou!

E em resposta a essa falta de compromisso dos nossos representantes, nas Eleições de 2018, provavelmente estaremos unidos e mobilizados em torno da seguinte campanha: “SANTA FILOMENA SEM CLT, SEM APOSENTADORIA, SEM BANCO DO NORDESTE, SEM COMARCA, SEM CARTÓRIO ELEITORAL... SANTA FILOMENA SEM VOTOS”.  

Mais imagens do protesto em Santa Filomena, contra as reformas de Temer




Um comentário:

  1. Parabéns à comunidade de Santa Filomena! Bela iniciativa! Prova de coragem e de consciência dos dias difíceis que estamos vivendo com um Executivo que só estuda a redução de direitos conquistados, à duras penas, por gerações de trabalhadores brasileiros. O legislativo, hoje, é um poder com integrantes que que só legislam em causa própria, esquecendo os interesses do Brasil e do seu povo. Parabéns professor Pedro Eimard! Parabéns comunidade de Santa Filomena!

    ResponderExcluir