segunda-feira, 24 de abril de 2017

Feijão passou a ser a nova opção de renda para os agricultores do cerrado do Piauí

Somente em uma Fazenda, a 60 km de Santa Filomena, estão sendo cultivados 4.000 hectares de feijão


A produção de feijão no estado do Piauí ainda é pequena, se comparada com a produção de soja, milho e arroz, principalmente no Cerrado. Entretanto, a área plantada vem aumentando nos últimos anos, sobretudo em função da irregularidade climática. E a expectativa de produção em 2017 é muito boa.

Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de feijão no Piauí deverá ser de 66.500 toneladas. Desse total, 5.280 toneladas (8%) serão colhidas por um produtor do cerrado piauiense, cuja produtividade média esperada é de 1.320 kg/ha (22 sacas de 60kg/ha).


Até junho deverão ser colhidas 5.280 toneladas, quase 8% de todo o feijão produzido no estado do Piauí
Até junho, cerca de 4 mil hectares de feijão “safrinha”, do tipo Vigna unguiculata, serão colhidos em uma Fazenda localizada no município de Baixa Grande do Ribeiro, a 60 km da cidade de Santa Filomena, em área que está sendo arrendada por outra empresa do agronegócio, de Balsas (MA).

É bonito ver uma grande área cultivada com feijão, em pleno cerrado do Piauí, que começou a ser explorado na década de 1970, com o cultivo de arroz de sequeiro, mas que já produz soja, milho, algodão, sorgo e feijão. Talvez ninguém em sã consciência imaginaria, há 40 anos, que isso pudesse ocorrer.

A produção de feijão a ser colhida na Serra das Guaribas será quase toda exportada para o estado do Paraná

As condições de clima, solo, água, luminosidade e topografia plana no sudoeste do Piauí, como, por exemplo, na Serra das Guaribas, entre os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, ajudam no processo de mecanização e são amplamente favoráveis à produção de grãos.

Na safra passada, foram cultivados 400 hectares, colhendo 1.320 quilos por hectares, e uma produção total de 528 toneladas. Quase todo o feijão produzido na Serra das Guaribas deverá ser vendido para o Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário