segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Banco da Amazônia de Alto Parnaíba adere à greve nacional dos bancários

Bancários do BASA de Alto Parnaíba aderiram à greve geral
A agência do Banco da Amazônia S/A (BASA) de Alto Parnaíba, no extremo sul do Maranhão, amanheceu hoje, segunda-feira (10), de portas fechadas. É que os 08 (oito) funcionários da instituição aderiram à greve geral dos bancários que começou no dia 28 de setembro de 2011, não só na região amazônica mas em todo o país.

Os bancários de Alto Parnaíba relutavam em não aderir à paralisação, até que, finalmente, os funcionários cruzaram os braços – por tempo indeterminado – e ficarão em casa aguardando o desenrolar das negociações entre o Sindicato dos Bancários e os dirigentes do BASA.

De acordo com a pauta, as reivindicações dos bancários são as seguintes: Novo PCS; isonomia de Piso Salarial com os demais bancos públicos federais (R$ 1.600,00); ponto eletrônico; reajuste no reembolso do Plano de Saúde; isenção das tarifas para os funcionários; retorno do Programa de Educação Continuada; isonomia de acesso do Quadro de Apoio a Funções Comissionadas; revisão do novo Modelo de Negócios do Banco; revogação da NP 118; e revogação do Seguro para os altos executivos do Banco da Amazônia.

Agência do BASA na última sexta-feira, dia 7 de outubro
A categoria quer reajuste de 12,8% (5 por cento de ganho real, mais a inflação do período).

Os bancários entraram em greve após a quinta rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ocorrida dia 23, em São Paulo, quando foi recusada a segunda proposta de reajuste de 8% sobre os salários. Anteriormente, os bancos haviam oferecido reajuste de 7,8 por cento.

De acordo com o movimento grevista, estão sendo realizados somente os atendimentos considerados essenciais ao público, como pagamentos de faturas e transferências online, através dos caixas eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário