sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Umidade do ar atinge nível crítico na microrregião do Alto Parnaíba

Baixa umidade relativa do ar atinge nível emergencial
A umidade relativa do ar atinge nível crítico nas cidades de Santa Filomena (PI), Alto Parnaíba (MA) e toda microrregião do Alto Parnaíba Piauiense e Maranhense. De acordo com informações da agência Tempo Agora, a zona urbana de Santa Filomena deverá registrar 21% de umidade relativa do ar por volta das 15 horas de hoje, sexta (02).

Apesar de não existir um serviço de proteção civil nessas comunidades, com um conjunto de ações preventivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e restabelecer a normalidade social, Santa Filomena e Alto Parnaíba se encontram em estado de alerta, tendo em vista que o nível verificado está abaixo de 25% (vinte e cinco por cento). A situação é idêntica também nos municípios de Tasso Fragoso (MA), Baixa Grande do Ribeiro (PI), Ribeiro Gonçalves (PI) e Uruçuí (PI), exigindo assim alguns cuidados especiais, como:

- Beber muita água. Sucos naturais frescos e água de côco são boas opções;
- Evitar se expor mais de 1 hora ao sol;
- Usar roupas brancas, de preferência leves;
- Preferir ventilação natural, evitando ar-condicionados;
- Em ambientes fechados, usar uma toalha molhada ou umidificador de ar;
- Fugir de banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele.

Microrregião do Alto Parnaíba em estado de alerta
O problema poderá se agravar ainda mais durante a próxima semana, quando os índices de umidade relativa do ar devem chegar perto dos 15% em Santa Filomena e Alto Parnaíba, a partir de terça-feira, dia 6 de setembro, véspera do feriado.

O quadro - menos de 18% - preocupa, pois configura situação de emergência, conforme estabelece os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigindo cuidados muito mais sérios em relação ao já mencionado estado de alerta.

Às escolas, a Defesa Civil certamente faria um alerta especial, como suspender exercícios físicos exaustivos sob sol ou teto metálico, manter as salas de aula com o máximo de ventilação possível, criar oportunidade para que as crianças umedeçam as narinas e o rosto e estar atento aos alunos com ânimo abatido ou queda de rendimento escolar.

Um comentário:

  1. Eu vim lhe convidar a visitar o meu blogue e seguirmos juntos por eles. Estrei lhe esperando por lá
    Abraços

    ResponderExcluir