sábado, 10 de setembro de 2011

Pastoral da Saúde lançará cartilha sobre plantas medicinais do Cerrado

Isanete N. de Sousa, coordenadora da Pastoral da Saúde
A coordenadora da Pastoral da Saúde de Alto Parnaíba (MA), Isanete Noronha de Sousa (Neta), estará lançando no próximo dia 17 (sábado), o livro “MAMOGRAFIA DO CERRADO”, o qual descreve várias plantas nativas do cerrado e suas propriedades medicinais.

Na mesma data e horário, simultaneamente, será lançada uma Cartilha com o mesmo tema, contendo receitas e informações sobre como produzir pomadas e ter acesso a outros benefícios das chamadas “drogas vegetais”, que passam de geração em geração.

Jatobá: auxílio no fortalecimento da respiração
"Quase todo mundo já ouviu falar de alguma planta, folha, casca, raiz ou flor que ajuda a aliviar os sintomas de um resfriado ou mal-estar", explica Neta, que trabalha no Laboratório São Geraldo, em Alto Parnaíba.

Copaíba, Jatobá, Pequi e Sucupira-Preta são apenas alguns entre os muitos exemplares relacionados no mencionado projeto temático.

O trabalho, coordenado pela missionária cristá Isanete Noronha de Sousa, pretende também discutir a destruição silenciosa do nosso cerrado, tendo como preocupação o uso sustentável das plantas medicinais.

Assim, o objetivo principal é acompanhar os enfermos da Paróquia de Alto Parnaíba se utilizando da medicina natural e sensibilizando a população quanto a importância de não se degradar o bioma, incentivando inclusive o cultivo de espécies ameaçadas de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário