segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Deputado Bira do Pindaré cobra ações de governo no município Alto Parnaíba (MA)

Dep. Bira do Pindaré (PT) em pronunciamento na ALEMA
Em pronunciamento na Assembléia Legislativa do Maranhão, o deputado Bira do Pindaré falou da sua recente visita à cidade de Alto Parnaíba, distante 1.080 quilômetros de São Luis, e cobrou melhor tratamento dos governos Estadual e Federal para com o mais meridional e distante município em relação à capital timbira.

Acompanhe o discurso de um dos representantes do povo alto-parnaibano:

Senhor Presidente, colegas deputados e deputadas, senhores da imprensa, galeria, internautas, telespectadores da TV Assembleia, servidores desta Casa. Senhor Presidente, venho a esta tribuna, neste Pequeno Expediente, primeiro para mais uma vez falar sobre nossa participação no município de Alto Parnaíba. Eu estive lá, na semana passada, é o município mais distante de São Luís do Maranhão, da nossa capital, município que você tem que levar pelo menos três dias para visitar. Para quem anda de helicóptero, é outra história, mas para quem anda de carro é um dia para ir, um dia para ficar e outro dia para voltar de tão distante que é, já na fronteira da Bahia, bem próximo à Bahia. Mas estive lá no município de Alto Parnaíba, sei que alguns deputados têm participação também por lá e tive a oportunidade de participar de uma audiência pública na Câmara Municipal de Alto Parnaíba e na ocasião ouvir os reclames da população. Então, eu quero aqui anunciar alguns encaminhamentos que tomaremos com relação a isso.

Primeiro: a pavimentação asfáltica, aliás, a construção da estrada denominada BR-235. Essa é uma indicação para a nossa Presidente Dilma Rousseff.

Também houve muita reclamação sobre o Luz para Todos, então nós estamos fazendo um levantamento dos povoados para fazer a devida reclamação ao Ministério de Minas e Energia e aos gestores dos programas no âmbito do Estado do Maranhão. 


Dep. Bira do Pindaré (PT) na Câmara de Alto Parnaíba (MA)
Muita inquietação também sobre o ensino técnico profissionalizante, pois não há nenhuma iniciativa do Estado com relação a isso no município de Alto Parnaíba, portanto, algo a ser discutido com a Secretaria de Educação e também com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ainda em relação à Secretaria de Educação, eu tive a oportunidade de visitar a única escola de Ensino Médio daquele município e, lamentavelmente, eu encontrei um prédio completamente abandonado e depredado, sem a menor condição de utilização por seres humanos, sobretudo, estudantes que precisam de um ambiente adequado para que possam desenvolver seus estudos. Então haveremos de encaminhar uma Indicação à Governadora Roseana Sarney para que, por intermédio da Secretaria de Educação, possa providenciar a reforma daquela escola, que é a única escola de Ensino Médio do município de Alto Parnaíba. Acho que é o mínimo que o Estado pode fazer para dar um pouco mais de dignidade àquela comunidade e àquela população.

Vi também a situação do abastecimento de água e, pasmem, lá nós temos, existe uma adutora que faz jorrar água 24 horas por dia e, no entanto, as casas não tem água, não tem canalização, a água é desperdiçada, uma água da CAEMA, extraída pela CAEMA, mas completamente desperdiçada Deputado Stênio Rezende. Então é preciso que se corrija aquele problema de anos, eu pensei que já tinha sido resolvido, eu já tinha ido ao Alto Parnaíba vária vezes e tinha testemunhado aquela situação, mas até hoje está lá a água sendo desperdiçada, é uma verdadeira cachoeira de água jogada fora e a população sem água encanada em suas residências. Então é uma questão também a ser encaminhada em forma de Indicação à CAEMA, para que seja devidamente resolvida.

A MA 006 que já foi objeto de reclamação nossa aqui nessa tribuna, já foi objeto de Indicação à Governadora do Estado, eu pude constatar que já foi iniciada a recuperação daquela rodovia a MA 006 que liga Balsas ao Município de Alto Parnaíba, e eu pude constatar in loco porque eu trafeguei toda essa rodovia de Balsas a Alto Parnaíba e fui informado que o contrato é para conclusão da obra. Nós vamos acompanhar devidamente e esperamos que ela seja concluída, para que tenha assim atendido essa reclamação da comunidade
”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário