segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Companhia de água desperdiça milhões de litros por dia há 40 anos

CAEMA dá um péssimo exemplo de preservação ambiental
Tendo em vista o enorme desperdício de água verificado há decadas e a contrastante precariedade no fornecimento do precioso líquido aos consumidores da cidade maranhense de Alto Parnaíba, que tem se agravado nos últimos anos e que, hoje, está péssimo, colocando a comunidade numa posição insustentável quanto ao seu bem estar e saúde, o comerciante e bancário aposentado Louasil Lemos da Silva vem, através do Portal GP1/Blog do José Bonifácio, tecer alguns comentários a respeito desse problema e da falta de sensibilidade ou de iniciativas do poder público para solucionar uma situação tão grave e de tal alcance social.

Acompanhe o relato indignado do cidadão Lemos, o qual será encaminhado ao Ministério Público Estadual do Maranhão, à Câmara Municipal de Vereadores de Alto Parnaíba e à Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos, em São Luís:

Escritório local da CAEMA na cidade de Alto Parnaíba
Existe na sede do município, no centro da cidade, na rua conhecida por “Rua da CAEMA”, um poço que há mais de 40 anos jorra milhares de litros de água/minuto.

É mais do que estranho, principalmente com todo o movimento em torno do tema ECOLOGIA, nos últimos anos, que nunca, em momento algum, alguma autoridade, algum político ou algum engenheiro ou técnico da CAEMA, se tenha dado ao trabalho de proteger aquele manancial.

A água jorra, daquele poço, de forma permanente (repito) há mais de 40 anos, através de um cano, à razão de milhares de litros por minuto e todos assistimos passivamente.

O estranho é que essa Companhia mantém, aliás, com razão e boa visão de futuro, alertas com relação ao desperdício de água: Torneira pingando, lavar carros e calçadas, perda de água nos banheiros, em função de pequenos vazamentos, enfim, são várias as recomendações com relação aos cuidados para reduzir o desperdício.


LEMOS: "Milhões de litros jorram dia e noite no Rapadura"
As recomendações para que fechemos as torneiras ao escovar os dentes são vistas diariamente na mídia e constam, também, nas faturas dessa Companhia que recebemos de forma infalível, todos os meses. Quanto seria bom que esta infalibilidade acontecesse, também, no fornecimento da água no centro e nos bairros da nossa querida cidade.

Nada contra as campanhas, mas sinceramente, a cada vez que escovo os dentes não posso deixar de lembrar os milhões de litros de água que, a mais de 40 anos, jorram (dia e noite) no córrego Rapadura. Como alguém já disse: “Seria cômico se não fosse trágico!”

As perguntas, ao final, são as seguintes:

Por que não utilizar aquela água, aliás, de excelente qualidade, para suprir, de forma racional, a necessidade do nosso povo?

CAEMA desperdiça e população sofre com falta de água
Caso o local não se mostre adequado, por que não lacrar o tal poço protegendo nossas reservas hídricas e construir um novo poço em local apropriado?

Com certeza entidades sérias e, de fato, preocupadas com o meio ambiente e com as reservas de água do planeta, agradeceriam com entusiasmo e veemência, mesmo que a atitude e a ação aconteçam com 40 anos de atraso.

Quanto a nos, usuários dos serviços da CAEMA, poderíamos respirar aliviados ao ver, a qualquer hora do dia e da noite, como é de nosso direito, a água, indispensável à vida, jorrar de nossas torneiras para o trivial lavar as mãos, tão recomendado por nossos médicos e que, ao fim e ao cabo, nos concederia acesso a uma melhor qualidade de vida.

Senhores, o povo de Alto Parnaíba está à espera de suas URGENTES providências. Na qualidade de cidadão e usuário, desde já grato pela atenção que possam oferecer, permaneço no aguardo de suas manifestações a respeito
”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário