sábado, 27 de fevereiro de 2016

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil de Gilbués

Imagem: Portal GilbuésAgência do Banco do Brasil na cidade de Gilbués, mais uma vez arrombada(Imagem:Portal Gilbués)Agência do Banco do Brasil na cidade de Gilbués foi mais uma vez arrombada, causando pânico em toda a região

Na madrugada deste sábado (27), assaltantes explodiram a agência do Banco do Brasil de Gilbués, cidade localizada no sul do Piauí, distante 797 quilômetros da capital, Teresina.

Bandidos fortemente armados causaram pânico na cidade de Gilbués, por volta de 1h15m. Foram a casa onde funciona a improvisada DP e atiraram nas viaturas, danificando o motor da caminhonete Amarok e atirando também contra umaa outra viatura policial, um Fiat Pálio.

Deram rajadas de tiros contra os três policiais que tinham acabado de chegar de uma ronda noturna. No mesmo instante, outros integrantes da quadrilha já estavam detonando bombas de alto poder de destruição na agência do Banco do Brasil, onde pelo menos cinco bombas foram detonadas. Conforme alguns populares, motos e veículos foram usados na ação.

O barulho das explosões e do tiroteio, no início da madrugada, foram ouvidos de vários pontos da cidade de Gilbués, segundo nos informou o blogueiro Marlos Pereira, do Portal Gilbués.

Ainda não se tem informações sobre a quantidade de dinheiro levada pelos assaltantes, assim como também não há pista dos cerca de 15 homens - apesar das câmeras da agência só terem conseguido identificar 7 elementos - que assaltaram o Banco do Brasil de Gilbués.

Apenas se comenta que, como eles passaram atirando em direção ao Terminal Rodoviário de Gilbués, tenham fugido pela estrada de Barreiras do Piauí, rumo ao estado do Tocantins.


Imagem: DivulgaçãoBandidos explodem agência do Banco do Brasil de Gilbués(Imagem:Divulgação)Bandidos explodem agência do Banco do Brasil de Gilbués, deixando um rastro de destruição no interior da agência

Imagem: Portal GilbuésBandidos atingiram as viaturas da polícia(Imagem:Portal Bilbués)TERROR! Os bandidos atingiram as duas viaturas da Polícia Militar, sendo uma caminhonete Amarok e um Fiat Pálio

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Piauiense é destaque na Sala de Emprego do Jornal Hoje/TV Globo

Imagem: G1/Rede Globo1(Imagem:G1/Rede Globo)
Filomenense Ioneide Vogado sendo entrevistada pela TV Anhanguera/Globo, no quadro Sala de Emprego do Jornal Hoje

Ioneide Vogado, natural de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, foi destaque na Sala de Emprego do Jornal Hoje, da Rede Globo, edição desta segunda-feira (22/02). Atualmente ela reside em Palmas, Tocantins, encontra-se desempregada e tenta uma vaga de analista num órgão público federal (por meio de concurso público) estudando em uma biblioteca pública.

Na entrevista à TV Anhanguera/Rede Globo, ela diz que uma demissão inesperada transformou em motivação para passar num concurso. “Eu me organizei com algumas economias que eu já tinha antes e com o que recebi quando fui demitida, recebi alguns direitos, então me organizei com esse recurso para que pudesse estudar até algum tempo”.

A Sala de Emprego, um dos quadros do Jornal Hoje que dá dicas para ter sucesso na seleção de trabalho, orientando, inclusive, na formulação correta do Currículo, destacou que são mais de 150 concursos públicos com inscrições abertas em todo o país e que tem opções para todos os níveis de escolaridade; na área médica, de educação, jurídica e administrativa.

A falta de atenção, o uso do celular e falar mal do último emprego são alguns dos maiores erros que o candidato comete na hora de ir atrás de uma nova vaga. A Sala de Emprego desta segunda-feira (22) foi buscar ajuda para quem está fazendo várias entrevistas e não consegue um emprego. Em muitos dos casos, a pessoa pode nem saber que está errando.


Fonte: Portal G1/Blog de Carlos Biah

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Bandidos invadem fazenda de soja e levam defensivos, carros e motos

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Cerca de 15 indivíduos invadiram a Fazenda Parnaguá, em Santa Filomena (PI), e levaram defensivos, carros e motos

Na noite de ontem, sábado (20), cerca de 15 elementos invadiram a Fazenda Parnaguá (SLC), pertencente ao Grupo SLC Agrícola, localizada a 45 quilômetros da cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí. Segundo o Ten. PM Mário, a ação dos bandidos começou às 19h00 e terminou à meia noite. “Foram roubados muitos defensivos agrícolas, carros e motos”, disse.

Pelas informações da Polícia Militar, uma grande quantidade de defensivos agrícolas (veneno) foi levada pelos meliantes, que permaneceram por quase 5 horas na prática do ato delituoso.

A polícia foi acionada e rastreamentos já estão sendo realizados, com o intuito de localizar os bandidos e os produtos roubados. De acordo com informações do Ten. PM Mário, até o meio dia deste domingo (21), a Polícia Militar do Piauí ainda estava sem pistas dos 15 assaltantes.

Com área de 23 mil hectares, a Fazenda Parnaguá é uma das 14 unidades de produção da SLC Agrícola S/A, distribuídas nos estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão e Piauí.

A sede fica em Porto Alegre (RS). Atualmente, a Fazenda Parnaguá produz soja. Em safras passadas, como em 2011, por exemplo, optou também pelas culturas de milho e de algodão.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Prefeito decreta situação de emergência no vale do Rio Taquara

Imagem: Iraciana LustosaA marca nas paredes mostra até onde chegou o nível das águas do Rio Taquara, na madrugada do dia 28/01 (quinta-feira)(Imagem:Iraciana Lustosa)
A marca nas paredes mostra até onde chegou o nível das águas do Rio Taquara, na madrugada do dia 28 (quinta)

Pelo menos 10 prefeitos do sul do Piauí decretaram Situação de Emergência por causa das enchentes. Eles alegam que as cidades estão isoladas e já desabastecidas de alimentos.

Aproximadamente 20 mil famílias foram desabrigadas ou tiveram as casas atingidas pela água das chuvas. Os decretos ainda não foram reconhecidos pela Secretaria Estadual de Defesa Civil. Porém, de acordo com Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, serão eleborados laudos de avarias e o planejamento de atendimento aos atingidas por enchentes nos últimos dias.

Os municípios de Curimatá, Júlio Borges, Pajeú, Santa Filomena e Wall Ferraz decretaram Situação de Emergência em decorrência de alagações e risco de desabamentos de casas.

Segundo o jornal DIÁRIO DO POVO, em sua edição desta sexta-feira (05), os decretos foram encaminhados à Defesa Civil para os laudos e as providências. Mas os prefeitos de Parnaguá, Dom Inocêncio, Canavieira, Queimada Nova e Betânia também pedem socorro ao Governo.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, Vitorino Tavares, dezenas de municípios em todo o Piauí estão sendo afetados pelas chuvas, e poderão decretar estado de Emergência.


Imagem: Divulgação1(Imagem:Divulgação)
Jornal Diário do Povo, edição desta sexta-feira (05),(Imagem:1)O Jornal Diário do Povo, na edição desta sexta-feira (5), anuncia o decreto de Santa Filomena e outros 9 municípios 

"O reconhecimento do estado de calamidade pela Defesa Civil do Estado ocorre logo após o desastre. Estamos visitando os municípios e inspecionando in loco para saber realmente qual a gravidade da situação. Esperamos a documentação enviada pelos municípios para adotar os procedimentos, para que seja reconhecida a situação de emergência ou calamidade pública", disse. O decreto de Situação de Emergência tem validade de 180 dias (6 meses) e visa dar celeridade à liberação de recursos para restabelecimento da situação nessas cidades.

Em alguns municípios a situação é dramática, com famílias desabrigadas e desalojadas, e a cidade, ilhada por conta das enchentes. Há pontes caídas e estradas cortadas. Uma comissão do Governo estará levantando a situação das pontes, estradas e adotando providências para socorrer mais de 20 mil famílias que foram afetadas. "Estamos acompanhando o atendimento dessas famílias nesses municípios. As equipes da Defesa Civil estão fazendo levantamento de danos e vendo a situação", informou o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaias.


Imagem: Iraciana LustosaTanto na localidade Várzea, como em todo o percurso do Rio, das Matas até Barra do Taquara, as roças foram inundadas(Imagem:Iraciana Lustosa)
Tanto no lugar Várzea, como em todo o percurso do Rio, das Matas até Barra do Taquara, roças foram inundadas

O secretário Hélio Isaias destacou ainda que o Governo do Piauí está ajudando os prefeitos na recuperação da infraestrutura e na remessa de alimentos para os municípios isoladas.

"Estamos buscando parcerias para resolver os problemas, inclusive as dificuldades de acesso. Estamos monitorando as barragens, açudes e de olho na meteorologia. Acompanhamos tudo isso atentamente, principalmente os reservatórios que estão cheios", adiantou Hélio Isaias.

No caso de Santa Filomena, cerca de 90 produtores ao longo do Vale do Taquara tiveram as plantações destruídas pela inédita cheia do Rio Taquara, dia 28/01. Alguns desses lavradores, não só viram lavouras e pastagens serem arrastadas pela enchente ou soterradas pela lama, mas também tiveram cercas arrancadas, criatórios de peixes destruídos e casas alagadas.

Em momento oportuno, o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) fez o que qualquer gestor sensato faria: recorrer à Defesa Civil, tentando amenizar a situação no Vale do Taquara.

Fonte: Jornal Diário do Povo

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Enchente do Rio Taquara destruiu plantações e invadiu moradias

Imagem: Iraciana Lustosa1(Imagem:Iraciana Lustosa)
A marca nas paredes mostra até onde chegou o nível das águas do Rio Taquara, na madrugada do dia 28/01 (quinta-feira)

Cerca de 90 pequenos agricultores do Vale do Taquara, município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, tiveram suas plantações destruídas pela inédita cheia do Rio Taquara.

Alguns dos lavradores, além de verem as lavouras arrastadas pela enchente ou soterradas pela lama, também tiveram as cercas arrancadas e até as residências invadidas pelas águas.


Imagem: Iraciana Lustosa2(Imagem:Iraciana Lustosa)
Garoto mostra uma raiz de mandioca na roça dos seus pais, um pouco do que sobrou da maior enchente do Rio Taquara

O volume de água foi tão grande, que o Rio Taquara quase passou por cima da ponte da localidade Cachoeira, na BR-235. E começou a desmoronar uma das cabeceiras da ponte.

De acordo com os moradores da região, residentes não somente na comunidade Matas, mas em todo o percurso do vale, essa foi, sem nenhuma dúvida, a maior enchente do Rio Taquara.


Imagem: Iraciana Lustosa3(Imagem:Iraciana Lustosa)
Tanto na localidade Várzea, como em todo o percurso do Rio, das Matas até Barra do Taquara, as roças foram inundadas

A ação da natureza ocorreu na manhã do último dia 28 (quinta-feira), depois que, das 18h30 da quarta-feira (27) às 5h30 da quinta, os pluviômetros registraram 145 milímetros na cidade de Santa Filomena e 170 milímetros no Povoado Matas, distante 42 km da sede municipal.
 

Face às circunstâncias, encaminhamos, na última segunda-feira (01/02/2016), requerimento ao deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), com cópia para o prefeito municipal, Esdras Avelino Filho (PTB), solicitando que nosso representante na Assembléia Legislativa do Piauí (ALEPI) tente arranjar algum recurso junto à Secretaria Estadual de Defesa Civil, a fim de que os produtores afetados possam recuperar as moradias e as cercas danificadas ou destruídas.

Imagem: Iraciana Lustosa4(Imagem:Iraciana Lustosa)
Até as cercas foram arrancadas pela histórica cheia do Rio Taquara, deixando os agricultores familiares à mercê da sorte

Do mesmo modo, pedimos a intervenção do Governo Estadual/SDR, por meio do deputado Fernando Monteiro, no sentido de que sejam destinadas sementes de feijão e milho, além de mudas, manivas e alevinos, já que plantações, pastagens e criatórios de peixes localizados à margem do Rio Taquara foram destruídos, do Povoado Matas até o encontro com o Rio Parnaíba (Barra do Taquara), numa extensão superior a 40 km, atingindo quase cem famílias.

Esperamos que o governador Wellington Dias (PT) esteja sensível às razões do pedido, autorizando que a Defesa Civil e a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) prestem socorro aos produtores do Vale do Taquara, principal área com culturas de subsistência.
 
Imagem: José Bonifácio/GP15(Imagem:José Bonifácio/GP1)
BR-235/PI: A enchente foi tão grande que, por pouco, as águas do Rio Taquara não passaram sobre a ponte da Cachoeira

OITO OU OITENTA - Vale lembrar que, tanto o Vale do Taquara, quanto todo o município de Santa Filomena, passaram por uma seca histórica no final de 2015, fato que quase obrigou o prefeito Esdras Avelino a decretar Situação de Emergência. Para o leitor entender melhor tal situação, em dezembro passado choveu só 57,5 milímetros, segundo dados do EMATER/PI.

Mas em janeiro de 2016 choveu 585,0 milímetros. Ou seja; 138% a mais do que a média histórica verificada no mês durante 31 anos (1984/2015), que está em 245,0 milímetros.


Imagem: José Bonifácio/GP16(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Por volta das 8h de quinta (28) as águas do Taquara estavam assim, provocando desmoronamento na cabeceira da ponte

Isso nos faz pensar na música Orós, do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner, gravada em 1977, a qual retrata o bucolismo interiorano, à dureza das raízes pessoais, o drama da seca e o medo da chuva: “Se não é seca é enchente Ai, ai, como somo sofredô”.

Por se tratar de um caso fortuito, necessário se faz a urgente intervenção do Poder Público.