quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Morre o senhor Antonio Firmino, o homem mais velho de Santa Filomena

Imagem: Gildésia Queiroz1(Imagem:José Queiroz)Antonio João de Queiroz, popularmente conhecido por "Antonio Firmino", viveu durante 82 anos em Santa Filomena (PI)

Na tarde de ontem, quarta-feira (12), morreu a pessoa mais idosa de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí: o senhor Antonio João de Queiroz, conhecido por Antonio Firmino.

Embora ainda caminhasse, faz alguns anos que ele vinha se apresentando com sinais de “caduquice”, o mesmo que perda da capacidade mental. Seu “Antonio Firmino” faleceu em decorrência de complicações de saúde, devido à idade avançada. Havia comemorado o 98º aniversário no último dia 31 de outubro, e era considerado o homem mais velho da cidade.

Nascido na cidade de Jardim (CE), a 31 de outubro de 1916, e casado há 68 anos com Dona Helena Moreira de Queiroz, atualmente com 86 anos, seu Antonio Firmino teve 12 filhos (8 vivos), sendo 10 homens e 02 mulheres, além de 20 (vinte) netos e mais 07 (sete) bisnetos.


Imagem: Gildésia Queiroz1(Imagem:Gildésia Queiroz)Seu Antonio Firmino deixa viúva Dona Helena Moreira de Queiroz, 86 anos, com quem casou e viveu durante 68 anos

Um dos filhos - o mais velho - é Raimundo Antonio de Queiroz, que exatamente hoje, 13 de novembro de 2014, está completando 67 anos. Raimundo Firmino, como é chamado, está no exercício do sexto mandato (não consecutivo) de vereador do município de Santa Filomena.

Antonio João de Queiroz 'fugiu' do Ceará em 1932, "correndo da seca", conforme lembra Dona Helena Moreira de Queiroz. Desde quando chegou em Santa Filomena, e até o início dos anos 2000, seu Antonio Firmino morava com Dona Helena no Sítio Fervedor, à margem direita do Rio Taquara, onde criou sua família e sempre mantinha um memorável Engenho de Cana.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Corpo do senhor Antonio Firmino sendo velado em sua residência, na Av. Santo Antonio, no centro de Santa Filomena

Seu Antonio Firmino chegou a receber o Título de Cidadão Filomenense, homenagem que foi proposta pelo vereador José Damasceno Nogueira Filho (PSD), reconhecendo-o como uma daquelas personalidades que nasceram em outras cidades, mas que contribuíram de maneira efetiva para o engrandecimento e desenvolvimento do município de Santa Filomena (PI).

O sepultamento de Antonio Firmino ocorrerá logo mais, às 14h30, no Cemitério de Santa Filomena. Nossos sentimentos de pesar a toda a família do Sr. Antonio João de Queiroz


Nenhum comentário:

Postar um comentário