sábado, 26 de julho de 2014

BR-235/PI: Ponte sobre o Brejo do Recreio terá 30 metros de extensão

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)BR-235/PI: Ponte sobre o Brejo do Recreio, a 8 km de Santa Filomena, terá 30 metros de extensão e 6 metros de altura

Já estão sendo executadas as obras de construção da Ponte sobre o Brejo do Recreio, situado na rodovia BR-235/PI. Cravada a 8 quilômetros da cidade de Santa Filomena, é a quinta e última ponte planejada para a denominada ‘estrada Gilbués/Santa Filomena’.

As duas primeiras pontes foram concluídas ainda em 2012 e estão arquitetadas nos riachos Salinas e Grotões, ambas ainda no município de Gilbués. A terceira ponte está situada a 27 quilômetros de Santa Filomena e a 13 quilômetros do Povoado Matas, sobre o Rio Taquara.

A quarta ponte, construída no Riacho Certeza, fica a 18 quilômetros de Santa Filomena.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
3(Imagem:1)Os trabalhos de fundação da Ponte do Brejo do Recreio começaram há 2 meses e a obra será concluída em Setembro

A ponte do Recreio, que segundo o responsável pelo canteiro de obras, deverá ser concluída em Setembro próximo, terá 30 metros de extensão e 6 metros de altura. Haja vista o Brejo do Recreio correr por entre um "boqueirão", poderá ter mais de 300 metros de aterro/acesso.

Pelo que se percebe, embora leigo em matéria de engenharia de pontes, a obra é um pouco exagerada, levando-se em consideração a vazão atual e o histórico de cheias no Brejo. Mas valeu o zelo pela obra; como diz o adágio popular, “é melhor prevenir do que remediar”.


Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)BREJO DO RECREIO: Embora seja um dos mais preservados da região, não conta com histórico de grandes enchentes

A empresa prestadora de serviços terceirizados à Construtora Sucesso se prepara para avançar às últimas fases da obra de implantação/pavimentação da BR-235/PI.

Assim, serão iniciadas, logo na primeira semana de Agosto, a fundação e a estruturação dos pontilhões (pequenas pontes, apelidadas de Celulares) do Brejo das Éguas e do Brejo das Ovelhas, vertentes localizadas próximas ao perímetro urbano de Santa Filomena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário