segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Médico Carlos Augusto Braga recebe o título de "Cidadão Filomenense"

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Médico Carlos Augusto Braga, entre Elaine Cristina Aguiar Braga (filha) e Geni Helane Brito de Aguiar Braga (esposa)

O médico ginecologista e obstetra Carlos Augusto de Araújo Braga recebeu da Câmara de Santa Filomena (PI), na noite do último sábado (21), o título de “Cidadão de Santa Filomena”. A homenagem – proposta em 2006 pelo ex-vereador João Damasceno Neres Nogueira – foi uma prova de reconhecimento de uma vida dedicada à saúde pública.

Participaram da solenidade, além dos vereadores Alberto Augusto do Amaral Rocha (PTB), Antonio Santos de Sousa Silva (PV), José Bonifácio Bezerra (PC do B), José Damasceno Nogueira Filho (PSD), José Luis Alves Pereira (PTB), Raimundo Antonio de Queiroz (PTB), Renato Vieira Miranda (PTB) e Reginaldo Pires de Carvalho (PP), o médico Geraldo de Sousa Costa, amigos e familiares do homenageado, que esteve ao lado da esposa, Geni Helane.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Diploma de "Cidadão de Santa Filomena" conferido ao Dr. Carlos Augusto de Araújo Braga pela Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara, Cristóvão Dias Soares (PSB), afirmou estar feliz por presidir a solenidade, na qual foi feita uma justa homenagem ao Dr. Carlos Augusto Braga.

Ao se manifestar, Carlos Braga lembrou algumas passagens durante esses os 13 anos de Santa Filomena, e que sua vinda se deve ao convite feito pelo ex-prefeito Ernani Maia.

Também agradeceu ao ex-vereador João Damasceno Nogueira que há quase 7 anos teve a idéia da homenagem, bem como aos atuais vereadores, que lhe conferiram o título.


Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)Carlos Braga, o homenageado da noite, fazendo seus agradecimentos e relembrando alguns fatos dos quase 13 anos

QUEM É
- Natural de Monsenhor Gil (PI), Carlos Augusto de Araújo Braga nasceu em 1º de junho de 1963. Filho primogênito de João Francisco Braga e Maria Nilza Pereira de Araújo Braga, Carlos Braga tem mais quatro irmãos, sendo dois homens e duas mulheres.

Carlos Augusto Braga morou no interior de Monsenhor Gil até os 10 anos de idade, deixando seu recanto para estudar em Teresina. Na capital, Carlos Braga estudou numa escola pública, mas concluiu o ensino médio no colégio Andreas, da rede particular.

Prestou vestibular para Agronomia, na Universidade Federal do Piauí, sendo aprovado em 2º lugar, curso pelo qual seu pai sempre sonhou para o filho, embora ainda não fosse a carreira que ele gostaria de seguir. Após quatro anos, prestou novamente vestibular, dessa vez para Biologia, no qual foi aprovado, concluiu e se tornou professor em vários colégios e cursinhos pré-vestibulares de Teresina, dentre eles: SESC, Colégio Sinopse, Cursão, Colégio Cidade, Géo e Objetivo, além de outros cursos preparatórios.


Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)O vereador Cristóvão Dias Soares (centro) presidiu a Sessão Solene que outorgou o título de cidadania a Carlos Braga

Mas a vontade de Carlos Braga era crescer e vencer na vida, de alcançar seus objetivos e, principalmente, orgulhar seus pais que, com muito sacrifício, o mandou para capital. Assim, com esforço e determinação, em 1987, Carlos Braga passou no vestibular para Medicina, na UFPI, passando a conciliar a carreira de professor com a de acadêmico de medicina.

Foram 8 anos de estudos dedicados à graduação em medicina. Finalmente, formou-se em 1996, tornando-se, desde então, a ser o Dr. Carlos Braga, que agora é cidadão filomenense. Seu primeiro emprego como médico foi no Hospital de Monsenhor Gil, sua cidade natal.


Imagem: José Bonifácio/GP15(Imagem:José Bonifácio/GP1)
6(Imagem:José Bonifácio/GP1)Além dos vereadores e do médico Geraldo de Sousa Costa, amigos e familiares do homenageado estiveram na Câmara

Carlos Augusto Braga casou-se em 8 de janeiro de 1993, com Geni Helane Brito de Aguiar Braga, com quem tem dois filhos: Elaine Cristina Brito de Aguiar Braga e Carlos Augusto de Araújo Braga Júnior. São 20 anos de um matrimônio sólido e feliz.

Em outubro de 1996, no mesmo ano de sua formatura, Carlos Braga recebeu convite do também médico e então prefeito de Paulistana (PI), Luiz Coelho da Luz, para trabalhar no hospital público daquela cidade, onde permaneceu por quatro anos.

No ano de 2000, Santa Filomena o acolheu como filho, a convite do médico Ernani Maia, à época prefeito e atualmente secretário estadual de Saúde. Dr. Carlos Braga, que escolheu a cidade mais ocidental do Piauí para trabalhar e residir, mostrando especial carinho pelo lugar, é um profissional admirado por todos os filomenenses, devido à sua humildade, generosidade e dedicação ao trabalho, sobretudo à frente da Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena.


Fonte: Alberto Augusto do Amaral Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário