sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Santa Filomena receberá seu primeiro médico cubano dia 8 de dezembro

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena (PI), que contará com os serviços do primeiro médico cubano no Município

As unidades de Saúde de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, irão contar com mais um reforço. Até o dia 08 de dezembro chegará um médico cubano que virá através do Programa Mais Médicos (2ª Etapa), já que o Município se cadastrou e agora estará sendo beneficiado.

Segundo Lia Padilha e Mariana Vieira, do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS), do Ministério da Saúde, o intercambista está recebendo treinamento em Fortaleza, capital do Ceará, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no Meireles. Aspectos da saúde pública brasileira e noções de Língua Portuguesa integram o conteúdo das aulas, com duração de três semanas.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Mariana Vieira e Lia Padilha, do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde

“Ainda não se sabe se é homem ou mulher que vai lá para Santa Filomena. Também existe a possibilidade de serem dois médicos, caso algum município piauiense desista do Programa Mais Médicos”, disse Lia Padilha, coordenadora do Programa no Ministério da Saúde.

A informação foi dada a mim, vereador José Bonifácio Bezerra (PCdoB), ao colega vereador Tony Santos (PV) e ao bancário Hermes Martins de Carvalho, na tarde de ontem, quinta-feira (21), pela coordenadora do 'Mais Médicos' no Ministério da Saúde, Lia Padilha.

“Em Dezembro vamos receber nosso primeiro médico cubano. Que venha melhor o atendimento e corresponder aos anseios da nossa população”, disse Hermes Martins.


Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)José Bonifácio, Hermes Martins e Tony Santos juntos com a equipe do Programa Mais Médicos, no Ministério da Saúde

Para o vereador Tony Santos, a vinda de um médico cubano para o município de Santa Filomena “é uma conquista de todos, tendo em vista que beneficiará toda a comunidade, desafogando o atendimento médico, principalmente para as comunidades da zona rural”.

Os registros profissionais provisórios dos 236 cubanos, emitidos pelo Ministério da Saúde e que estão sendo treinados em Fortaleza, dependem da aprovação no módulo. Depois da avaliação, os médicos passarão uma semana na capital dos Estados onde devem atuar.

A segunda etapa do programa objetiva contemplar 1.745 municípios e 15 distritos indígenas.

Os participantes do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo do Ministério da Saúde. Alimentação e moradia ficam por conta dos municípios beneficiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário