segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vigilância Sanitária interdita Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP1Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena(Imagem:José Bonifácio/GP1) Com pouca condição de funcionamento, Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena é interditada pela Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária interditou no último final de semana a Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena, pertencente ao Governo do Estado do Piauí. A direção entendeu que a mesma não mais oferece nenhuma condição de funcionamento e fechou, agindo, assim, de forma sensata.

Com o portão fechado e sem nenhum funcionário trabalhando, quem chega lá vê um cartaz afixado, que diz: “Hospital fechado, sem condições de trabalho!!!? Agradece a direção”.


Imagem: José Bonifácio/GP1No portão está o seguinte aviso:
No portão do Posto de Saúde está o seguinte aviso: "Hospital fechado, sem condições de trabalho!!!? Agradece a direção"

Construída em 1980, na terceira e última gestão do prefeito Antonio Luiz Avelino (1979/1982), aquela unidade hospitalar não atende mais à demanda da cidade. Além disso, a estrutura física está comprometida, com rachaduras e infiltrações, tanto internas quanto externas.

Em função desse conjunto de problemas, o último relatório de inspeção sanitária, emitido em 04/06/2013, concluiu que o estabelecimento não se acha em condições de atendimento ao Público, oferecendo sérios riscos aos pacientes e aos próprios funcionários.


Imagem: Haroldo RochaCom rachaduras(Imagem:Haroldo Rocha)
Rachaduras denunciam o perigo de desabamento, oferecendo sérios riscos aos pacientes e até aos próprios funcionários Olha a situação em que se encontra a Sala de Cirurgias da Unidade Mista(Imagem:Haroldo Rocha)Olha a situação em que se acha a Sala de Cirurgias da Unidade Mista de Santa Filomena, com rachaduras e infiltrações

“Encontramos paredes com rachaduras, infiltrações e bolores em todos os cômodos, portanto sem o mínimo de segurança. Também há rachaduras e buracos no piso, por sinal, em toda a área onde é diariamente realizada a limpeza”, diz o relatório, assinado pelos agentes da vigilância sanitária Elizomar Lopes de Sousa e Haroldo Herley Formiga Rocha.

O documento alerta ainda que “na cozinha também existe infiltração, assim como na Sala de Cirurgia, principalmente na laje. Aliás, em todas as paredes há vazamentos na tubulação de água”. Igualmente, “os utensílios (geladeira, freezer, estufa, fogão) estão enferrujados e sem condições de uso”. E mais: “As fossas se encontram entupidas e com mau cheiro, podendo contaminar o solo com as infiltrações e abalar as estruturas próximas”.


Imagem: Haroldo RochaAté os utensílios são antigos(Imagem:Haroldo Rocha)
Até os utensílios - fogão, geladeira, freezer - da Unidade Mista são antigos e enferrujados, sem qualquer condição de uso

REMÉDIO PALIATIVO
– O secretário estadual de Saúde, médico Ernani de Paiva Maia, tomou conhecimento dos fatos e acaba de informar (via telefone) que as providências já estão sendo tomadas. “Nossa equipe já está providenciando a reforma da Unidade Mista”, disse.

Mas essa reforma será de eficácia momentânea, haja vista que o governo estadual pretende iniciar em breve – graças ao esforço do próprio Ernani Maia – a construção de um hospital com 50 leitos em Santa Filomena, conforme o Portal GP1/Blog do José Bonifácio noticiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário