sábado, 1 de dezembro de 2012

Rio Parnaíba sobe e ameaça invadir a cidade maranhense de Tasso Fragoso

Imagem: Lirô GuimarãesNível do Rio Parnaíba(Imagem:Lirô Guimarães)Nível do Rio Parnaíba sobe e já preocupa as famílias que moram na parte mais baixa da cidade de Tasso Fragoso (MA) 

Famílias que residem na sede do município de Tasso Fragoso, distante cerca de 1.000 km de São Luis (MA), situada na margem esquerda do Rio Parnaíba, começam a se preocupar com aumento do nível do rio que a cada dia sobe e ameaça invadir a parte baixa da cidade, onde está localizada a maior parte da casas comerciais e residenciais, além do Banco do Brasil.

De acordo com as informações do fotógrafo e ambientalista Agnaldo Guimarães Fialho (Lirô), como o período das chuvas está apenas começando na região, a ameaça do rio Parnaíba espalhar-se pela cidade é muito grande, pois a cada dia que passa as águas estão a subir.

Segundo Lirô, a Balsa Pipes, que faz a travessia entre a cidade de Tasso Fragoso (MA) e o município de Santa Filomena (PI), principalmente com carretas, transportando para fazendas localizadas nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena, o movimento de caminhões não está tão intenso. Mesmo assim, se formaram filas nos dois sentidos, tendo em vista que, por medida de segurança, o pontão está passando somente motos e outros veículos de pequeno porte.

A última vez em que a cidade de Tasso Fragoso (MA) foi tomada pelas águas do Rio Parnaíba remonta a janeiro de 2004, quando o pluviômetro registrou quase 700 milímetros, ano em que o excesso de chuvas causou enormes prejuízos à agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário