quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Empresa que adulterou agrotóxico deu prejuízos a produtores de Santa Filomena

Produto adulterado reduziu produtividade na cultura da soja
Conforme denunciou o programa GLOBO RURAL, edição da última quarta-feira (07) - e o Portal GP1 repercutiu a informação -, a venda de agrotóxico falsificado prejudicou muitos agricultores no sul do Maranhão e do Piau. Eles pagaram caro por um produto que não funcionou. Com isso, as perdas foram significativas nas lavouras de soja.

As denúncias chegaram à Aged (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão) por meio dos próprios produtores de soja, que desconfiaram do defensivo agrícola, quando perceberam a grande perda de produtividade.

Quase dois mil litros de agrotóxico adulterado foram vendidos nos municípios de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba, na região sul do Maranhão, e Santa Filomena, no sudoeste estado do Piauí. De acordo com fiscais da Aged, o fabricante Basf informou que a numeração do lote denunciado nunca existiu.

Durante a fiscalização foi observado também que na bula dos produtos falsificados havia vários erros ortográficos. Além disso, o laudo da Universidade Federal do Paraná confirmou a falsificação do produto. O índice de fipronil, princípio ativo do produto nas amostras, era de apenas 0,03%, quando o normal seria de 25% (vinte e cinco por cento).

Agrotóxico falsificado só deu prejuízo aos produtores rurais
O resultado foi um prejuízo grandioso para os produtores da região sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Na fazenda onde foram plantados 2,5 mil hectares de soja, no município de Tasso Fragoso, mil e novecentos foram todos perdidos.

A empresa acusada de vender o lote falsificado fica na cidade de Balsas, no sul do Maranhão. A Granule está fechada e os gerentes desaparecerem após prestarem depoimento na Aged, a agência maranhense de defesa agropecuária.

A Polícia Federal investiga o caso e os agricultores que compraram o produto adulterado entraram na Justiça contra a Granule. Já a Basf The Chemical Company, empresa que sofreu a falsificação, não quis comentar o assunto.

Adulteração - Agrotóxicos são produtos com alto risco para saúde e meio ambiente e, por isso, sofrem restrito controle de três órgãos de governo: Anvisa, IBAMA e Ministério da Agricultura. Alterações na fórmula desses produtos aumentam significativamente as chances do desenvolvimento de diversos agravos à saúde como câncer, toxicidade reprodutiva e desregulação endócrina em trabalhadores rurais e consumidores de produtos contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário