quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desfile cívico no sul do Maranhão demonstrou grande preocupação ambiental

Desfile comemorou os 189 anos de Independência do Brasil
Hoje, quarta-feria, dia 7 de setembro de 2011, comemoramos os 189 anos da Independência. Comemorações, desfiles cívicos e carreatas sempre marcaram esse dia, criado para lembrar o quão importante é a independência para o Brasil, outrora uma colônia de Portugal.

Escolas, grupos e entidades de Alto Parnaíba, cidade localizada no extremo-sul do Maranhão, a 1.080 km de São Luis, participaram do desfile, que iniciou próximo à Escola Municipal Conceição Néris, na Avenida Rio Parnaíba, e seguiu até a Praça Cel. Adolpho Lustosa.

Escolas demonstraram preocupação com o Meio Ambiente
O desfile cívico que a Prefeitura Municipal promoveu contou com porta bandeiras de Alto Parnaíba, do Maranhão e do Brasil, tendo a participação de colégios das redes municipal, estadual e particulares, além de outras instituições públicas. A estimativa é que quase 2 mil pessoas compareceram e assistiram a marcha.

A Escola Lêda Tájra destacou a chegada da família real ao Brasil, as medidas tomadas pelo Rei D. João VI, assim como seu retorno para Portugal. Já o Centro de Ensino Vitorino Freire representou o “Dia do Fico” e o processo de Independência do Brasil.

Perda da Biodiversidade está ameaçando a vida humana
Na sequência, a Escola Municipal Professora Conceição Néris apelou para temas recorrentes, entre eles: a perda da biodiversidade; o agravamento das mudanças climáticas; o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais silvestres; o estímulo a assentamentos clandestinos; e a ameaça à própria vida humana.

Igualmente, a Unidade Integrada Marly Sarney abordou temas atuais e relevantes, chamando a atenção para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre a agricultura moderna e os novos espaços urbanos no cerrado brasileiro, onde surgem novas formas de ocupação, a partir de atividades rurais altamente tecnificadas.

Pronunciamento do prefeito Ernani Soares encerrou evento
Por derradeiro se apresentaram o EJA e a Escola Municipal São José, demostrando grande preocupação com a agricultura mecanizada de soja, do milho e do algodão, como ainda da pecuária extensiva e das queimadas desordenadas, apontadas como sendo as principais causas de destruição da vegetação nativa no bioma Cerrado.

O encerramento aconteceu ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, onde as escolas se perfilharam para ouvirem a execução dos hinos de Alto Parnaíba, do Maranhão, da Independência e Nacional. Após o pronunciamento do prefeito Ernani do Amaral Soares, houve a dispersão dos participantes do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário