sábado, 6 de agosto de 2011

Paróquia inicia o 155º festejo em louvor à padroeira da cidade de Santa Filomena

Igreja Matriz de Santa Filomena, onde será celebrado o 155º Festejo
A Paróquia de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, iniciou as comemorações de sua padroeira na manhã de hoje, sábado (06/08). A festa começou por volta das 4h30, com alvorada e queima de fogos, seguidas de café da manhã compartilhado, servido na Barraca da Igreja.

Com o tema central “Sem fé é impossível agradar a Deus”, os católicos e devotos de Santa Filomena estarão reunidos todas as noites, no período de 06 a 15 de agosto de 2011 para celebrar Santa Filomena, que é a padroeira da cidade mais ocidental do Piauí.

Café da manhã compartilhado, servido na Barraca da Igreja
As missas da novena, celebradas pelo Padre José Manoel Águila Martins, acontecerão no Santuário de Santa Filomena. A abertura será logo mais às 19h30, com a participação de todos os Bairros, com imagens representando as capelas do Bom Jesus da Lapa, de São João, da Sagra Família e da Imaculada Conceição, além da Bandeira do Divino.

A Finalidade religiosa e social é fazer do Festejo um momento de evangelização e vivência de fé, consolidando dessa forma os laços de carinho, afeto e respeito que irmana a grande família filomenense. O objetivo financeiro é melhorar a estrutura do Santuário (substituição de portas, janelas, bancos e piso) e equipar o CISEC, para que comece a funcionar plenamente.

Praça Barão de Paraim, em frente à Igreja Matriz de Santa Filomena
A organização do 155º Festejo de Santa Filomena contará com as seguintes equipes: Coordenação Geral e Econômica (Pe. José Manoel, Margarita Avelino, Márcia Nogueira e Moisés Espinar), Liturgia (Lucília Maia, Antonio Lustosa, Maria Isabel e Inácia Nogueira) e Social (Sílvia, Siqueira, Janete Avelino e Maria Emília).

Os serviços de som e comunicação estarão a cargo de Tony Santos, Lúcio Ronner e Rui Filho. Já a ornamentação da Igreja Matriz de Santa Filomena será de responsabilidade das senhoras Wanda Alencar, Maria Aci, Cláudia Queiroz, Zildamaria, Margarita Avelino e Gracinha Maia.

As pessoas responsáveis pela fiscalização das Barracas serão os senhores Kilson Brito Nogueira, José Antonio e Saulo Pinheiro Nogueira. Por outro lado, a Barraca da Igreja terá acompanhamento permanente de Gilberto Lustosa de Matos, Creusa Alencar, Hélio Neres Nogueira, Vânia Lustosa de Alencar, Ana Lúcia Pereira, Maria José Lopes, Lúcia Lopes, Elizane Lopes, Adirce Alencar de Matos, Josidete Ramos Oliveira e Anésia de Alencar.

Confira a seguir a programação de noiteiros do Festejo de Santa Filomena:

Altar da Igreja Matriz da Paróquia de Santa Filomena (PI)
Dia 06, Sábado – Bairro Bela Vista, Matriz e Prefeitura Municipal; Dia 07, Domingo – Bairro S. João, Pastoral da Criança e Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Dia 08, Segunda – Bairro Novo Horizonte, Residencial Boa Esperança e Assistência Social; Dia 09, Terça – Bairro Primavera, Secretaria de Educação e professores da Rede Municipal; Dia 10, Quarta – Bairro Bom Jesus, Apostolado da Oração e Câmara de Vereadores; Dia 11, Quinta – Secretaria de Saúde e Comunidade de Alto Parnaíba (MA); Dia 12, Sexta – Centro, Comerciantes e Motoqueiros; Dia 13, Sábado – Produtores do Cerrado e Comunidades Rurais; Dia 14, Domingo – Vaqueiros e Pecuaristas; Dia 15, Segunda – Infância Missionária, Visitantes, Filomenos e Filomenas.               

O encerramento do Festejo ocorrerá com a Procissão, dia 15 (segunda-feira), a partir das 18h00, saindo da Capela de Nossa Senhora da Conceição, seguindo pela Rua Pres. Getúlio Vargas e Avenida Barão de Santa Filomena, até chegar na Igreja Matriz de Santa Filomena.

Um comentário: