quinta-feira, 31 de março de 2011

PDT de Alto Parnaíba (MA) recorre ao MP contra descaso na escola Vitorino Freire

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), diretório municipal de Alto Parnaíba, por seu presidente, Wladimir Brito Rocha, ingressou com uma representação no Ministério Público Estadual em desfavor do Estado do Maranhão, devido ao descaso para com o Centro de Ensino Vitorino Freire, única escola da rede estadual na cidade.

De acordo com a petição inicial, a Constituição Republicana de 1988 dedicou um artigo inteiro aos partidos políticos, lhes assegurando a legitimidade para promover medidas que garantam o interesse da coletividade, de seus filiados e da sociedade como um todo.

A peça processual, protocolada ontem, quarta-feira (30), na Promotoria de Justiça de Alto Parnaíba, requer o ajuizamento de Ação Civil Pública, visando obrigar a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão a proceder imediata reforma estrutural na Escola, transferindo-a para prédio provisório até que os serviços sejam concluídos.

O fato que ensejou a mencionada representação foi a matéria jornalística publicada no Blog Cerrados/GP1 (http://www.gp1.com.br/blogs/jose-bonifacio), na última segunda-feira (28), denunciando a situação de abandono e precariedade do Centro de Ensino Vitorino Freire.


Inaugurada ainda na década de 1950, a sexagenária instituição de educação poucas vezes recebeu melhorias e, nos últimos anos, tem sido relegada ao desprezo por parte do Governo do Maranhão e sua Secretaria de Educação, conforme denunciamos na reportagem, inclusive com imagens que ilustram muito bem essa triste realidade.

“A matéria diz do perigo para a própria segurança de estudantes, professores e demais servidores, em face da precariedade da estrutura do prédio, cujas paredes se encontram prestes a ruir”, relata o texto petitório encaminhado ao Promotor Público.

E conclui: “Portanto, já que administrativamente o governo do Estado do Maranhão não toma as medidas que compete, não há outro apelo da sociedade alto-parnaibana que não seja o Ministério Público estadual, fiscal da lei e defensor dos interesses coletivos e difusos, para postular no Judiciário medidas urgentes que se fazem necessárias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário